iOS 9 apresentado pela Apple

noticia_1029-1

iOS 9 apresentado pela Apple na sua conferência anual de programadores, a WWDC. Este será o novo sistema operativo para os iDevices.

Tal como aconteceu com a versão do OS X El Capitan, esta nova versão do sistema operativo para os dispositivos móveis da Apple não haverá grandes novidades, pelo menos, no que diz respeito à introdução de novas funcionalidades.

A empresa pretende focar-se na optimização do sistema operativo, permitindo introduzir uma maior estabilidade e eficiência. O sistema operativo já estava estabilizado, mas a Apple pretende mais… Mais até ao ponto de ter conseguido reduzir o tamanho do próprio iOS, passando dos cerca de 4.58GB para cerca de 1.3GB. Isto irá permitir a libertação de cerca de 3.28GB de armazenamento nos iDevices. O que se entende como sendo uma boa notícia, sobretudo porque é intenção da Apple que o iOS9 seja compatível com os iPhones 4S, que possuem alguns deles, armazenamentos de 8GB.

Mas as novidades não se ficam por aqui e o presente artigo listará as novidades mais interessantes presentes no novo iOS.

Notas

O aplicativo de anotação, o Notes, tem novas funcionalidades. As novidades incluídas na versão do OS X El Capitan foram igualmente transportadas para o aplicativo do iOS 9. Será possível organizar, de forma rápida, pequenas listas de anotações. São incluídas novas formatações de textos e é agora mais fácil a inclusão de imagens em cada nota. Mas aquela funcionalidade que chama mais atenção neste mesmo aplicativo é a possibilidade de desenho, estilo de mãos livres, para anotações.

noticia_1029-3

Mapas

A aplicação do Mapas permite agora a obter indicações sobre transito e sobre transportes públicos. O nível de detalhe sobre as rotas executadas a pé, de metro, de comboio ou de autocarro será agora mais pormenorizado, tal como irá acontecer na aplicação de Mapas do OS X El Capitan.

Notícias

Como vivemos atualmente num mundo de informação e Apple pretende não deixar esta mesma ideia para trás e introduz um aplicativo realmente novo neste novo iOS 9.

Este aplicativo tem muitas das características encontradas no aplicativo Flipboard. A ideia é muito idêntica, será o de gerar uma ideia diferente de leitura de informação no iOS 9.

Será possível ao utilizador adicionar os seus jornais e blogs favoritos para que desta forma, nenhuma notícia dos mesmos seja perdida. Será ainda possível adicionar diferentes tipos de conteúdos, tendo em conta os grupos gerados e organizados pela própria aplicação.

Esta será uma aplicação a explorar futuramente.

noticia_1029-4

Multitasking

Os iPads obtém agora novas funcionalidades com este novo iOS. Agora, no iOS 9, será possível realmente tirar partido do hardware do iPad. Com o Slide Over será agora possível abrir uma segunda aplicação sem que uma outra aplicação aberta tenha de ser minimizada.

Com o Split View, será possível ter duas aplicações abertas, lado-a-lado, ao mesmo tempo. Isto elimina um dos grandes problemas das plataformas móveis que mesmo sendo multitasking, a verdade é que num dado momento, apenas uma aplicação é apresentada ao utilizador no seu monitor.

O Split View ajudará imenso em tarefas de trabalho onde seja necessário ter lado-a-lado uma aplicação de escrita de texto e um pdf, por exemplo.

noticia_1029-5

QuickType

O teclado no novo iOS 9 contém agora novos atalhos rápidos que se adequam a cada tipo de informação que está a ser visualizada ou trabalhada. Sendo que a seleção de textos torna-se agora mais simplificada.

noticia_1029-6

Siri

Com o iOS 9, o assistente dos iDevices, passa a ter novas funcionalidades, passando este assistente a ser mais inteligente. As procuras são agora mais rápidas, inteligentes, com informações mais detalhadas e melhoradas.

Performance

Sem dúvida que uma das grandes novidades é o emagrecimento do iOS 9 em relação ao seu antecessor, o iOS 8. O iOS 9 passa agora a necessitar de apenas 1.3GB de armazenamento no iDevice o que liberta mais espaço de armazenamento para a instalação de aplicações ou para armazenar os ficheiros pessoais do utilizador.

Mas outra novidade importante é a gestão da bateria que ao que parece mereceu a atenção da Apple no sentido de otimizar ainda mais o uso das baterias. As aplicações estão agora mais eficientes, estando os sensores de luz ambiente a serem mais cuidados. Estando o novo modo de baixo consumo mais eficaz que a antecessor versão. Segundo a Apple, com o mesmo hardware será possível ganhos de cerca de 1Hora adicionais, isto só com otimizações de softwares e de sensores.

As novas aplicações no iOS 9 terão agora maiores vantagens com a inclusão do Metal, fazendo com que o processador e a placa gráfica sejam mais eficientes, rápidos e responsivos.

Segurança

Foram incluídas novas camadas de segurança no iOS 9, onde se destacam a introdução de mecanismos de autenticação a dois passos e o aumento do número de dígitos no código de desbloqueio do iDevice. Agora será possível a introdução de 6 dígitos.

Posted in notícias and tagged , , , , .