YouTube define HTML5 como reprodutor oficial

software-noticias-5-1

O HTML5 tem vindo a evoluir de uma forma muito rápida e sustentada, mas agora ganha um novo aliado, a Google, através do YouTube. O HTML5 já havia sido adotado em detrimento do Flash pela Apple e Microsoft, embora esta última não de forma tão efusiva.

Agora, é a vez da Google adoptar o HTML5 o que o faz ganhar mais peso no mundo da Web e na reprodução de vídeos em específico. De acordo com a The Verge, a Google irá adotar o uso de HTML5 como reprodutor standard dos vídeos do YouTube nos browsers Chrome, IE 11, Safari e Firefox (versões beta). A justificação para esta medida está no crescendo de utilização que o HTML5 tem vindo a registar em serviços de streaming.

Outro ponto importante é o de que a Google tem vindo a adoptar o uso da tecnologia Adaptive Bitrate que é bastante usada em HTML5. Esta tecnologia permite alterar a resolução dos vídeos transmitidos tendo em conta a largura de banda que o utilizador possui. Segundo dados recentes, a utilização desta tecnologia, terá permitido reduzir em 50% os efeitos de espera causados pelo “buffering” dos vídeos.

 

Posted in notícias and tagged , , .